Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/1254
Tipo do documento: Dissertação
Título: Taxonomia de Stenochironomus Kieffer, 1919 (Diptera: Chironomidae ) nos estados do Amazonas e Roraima, Brasil
Autor: Reis, Emiliano Dionizio de Angelis Sant anna 
Primeiro orientador: Keppler, Ruth Leila Ferreira
Primeiro coorientador: Serpa Filho, Arlindo
Primeiro membro da banca: Hamada, Neusa
Segundo membro da banca: Pessoa, Felipe Arley Costa
Terceiro membro da banca: Medeiros, Jansen Fernandes de
Resumo: Chironomidae (Diptera: Nematocera), compõe um importante grupo ecológico de insetos aquáticos e frequentemente representam o grupo mais abundante e diverso de invertebrados bentônicos. Apesar de possuir uma ampla distribuição mundial, o seu conhecimento no Brasil ainda é incipiente, com cerca 141 gêneros e 392 espécies descritas. Na região Norte são registradas 164 espécies. O objetivo deste trabalho foi estudar as espécies do gênero Stenochironomus Kieffer, 1919, que possui larvas e pupas minadoras de folhas e troncos submersos em ambientes lênticos e lóticos. Este gênero possui cerca de 95 espécies descritas com representantes em quase todas as regiões zoogeográficas com exceção da Antártica. Na Região Neotropical estão registradas 34 espécies (28 publicadas e seis não publicadas), sendo 24 (18 publicadas e seis não publicadas) assinaladas para o Brasil, três para a região sul e 15 para região Amazônica. As coletas foram realizadas em diversos igarapés, distribuidos nos Estados do Amazonas e Roraima, nos municípios de Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Manaus, Alto Alegre, Amajari e Boa Vista. Em cada igarapé foi feita uma busca manual de troncos e folhas submersas minadas por larvas de Stenochironomus. Para a obtenção dos adultos, o material coletado foi individualizado e mantido em recipientes e aquários no laboratório. Os espécimes foram montados entre lâmina e lamínula, utilizando Euparal® como meio de imersão, identificados sob microscópio estereoscópico e óptico. O material examinado está depositado na coleção de invertebrados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (AM). Neste trabalho ampliamos o número de espécies para o Brasil de 24 para 31, com a descrição de cinco espécies novas, novos registros de duas espécies para o Brasil: S. nudipupa Borkent, 1984 e S. gladius Borkent, 1984, ampliamos a distribuição de S. jubatus Borkent, 1984 e S. triannulatus Borkent, 1984 para Roraima, S. bacrionis Borkent, 1984 para o Amazonas e complementamos as descrições dos imaturos (larva e pupa) de S. triannulatus Borkent, 1984 e S. reissi Borkent, 1984.
Palavras-chave: Stenochironomus
Insetos aquáticos
Taxonomia
Chironominae
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Entomologia
Programa: Ciências Biológicas (Entomologia)
Citação: REIS, Emiliano Dionizio de Angelis Sant anna. Taxonomia de Stenochironomus Kieffer, 1919 (Diptera: Chironomidae ) nos estados do Amazonas e Roraima, Brasil. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1254
Data de defesa: 2-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado - ENT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Emiliano Reis.pdf7,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.