Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/1619
Tipo do documento: Tese
Título: Sobre as características de formação de estruturas coerentes e turbulência em uma floresta densa de terra firme com medidas em até 80m de altura: Projeto ATTO-CLAIRE / IOP - 1 - 2012
Autor: Lima, Newton Silva de 
Primeiro orientador: Silva, Julio Tóta da
Primeiro coorientador: Bolzan, Maurício José Alves
Resumo: Medidas de fluxos de calor sensível e momentum foram realizadas no Experimento ATTO-CLAIRE / IOP-1 (2012), no sítio do ATTO, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã – AM (Brasil) (2o8’32.42”S; 59o0’3.50”W, ALT 131 m) nos meses de fevereiro a setembro de 2012, entre as estações umidade e seca na Amazônia Central. O complexo de torres altas composta de 5 (cinco) torres; uma de 320 m e 4 (quatro) de 80 m, no período desta pesquisa encontrava-se em construção com 2 torres de 80 m construídas (uma triangular e outra retangular). Este trabalho foi realizado na torre triangular. Foram instalados 10 (dez) anemômetros ultrassônicos de 3D e 2D. Para compreensão do perfil de vento, ponto de inflexão do perfil da velocidade do vento, estruturas coerentes e a turbulência local, para tal desenvolveu-se a partir dos dados coletados, análise estatística, utilizados em construção de gráficos e figuras, porém não desprezando as observações de campo para construção de figuras, filmes e fotografias inseridas neste trabalho. Também, foram feitos ajustes (“fit”) polinomiais para melhoramento dos perfis de vento pelo processo dos mínimos quadrados, intrínsecos em alguns gráficos. Com o processo computacional foi possível visualizar a natureza turbulenta quase-2D (Enstrofia), característica da vorticidade no ATTO, criando uma imagem 3D do evento, com dados de anemômetro 3D sobre a copa do dossel com atmosfera instável (10 HL). Portanto, a turbulência no ATTO, possui característica própria do local (Amazônia Central), durante as condições de estabilidade e instabilidade atmosférica, cumprindo assim a visão desta pesquisa cujo principal objetivo foi compreender do escoamento turbulento em local com vegetação alta, para constituir o entendimento dos processos que governam o momentum e as trocas de calor e massa entre a atmosfera e a ação biológica das árvores. Estas trocas regulam o microclima através do crescimento das plantas, removendo o dióxido de carbono para a fotossíntese e produzindo vapor d’água na transpiração. O entendimento destes mecanismos é essencial para uma variabilidade de aplicações na biologia, hidrologia, agricultura, silvicultura e no clima, bem como concernente nas questões do balanço global de dióxido de carbono, nitrogênio e água.
Abstract: Medidas de fluxos de calor sensível e momentum foram realizadas no Experimento ATTO-CLAIRE / IOP-1 (2012), no sítio do ATTO, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã – AM (Brasil) (2o8’32.42”S; 59o0’3.50”W, ALT 131 m) nos meses de fevereiro a setembro de 2012, entre as estações umidade e seca na Amazônia Central. O complexo de torres altas composta de 5 (cinco) torres; uma de 320 m e 4 (quatro) de 80 m, no período desta pesquisa encontrava-se em construção com 2 torres de 80 m construídas (uma triangular e outra retangular). Este trabalho foi realizado na torre triangular. Foram instalados 10 (dez) anemômetros ultrassônicos de 3D e 2D. Para compreensão do perfil de vento, ponto de inflexão do perfil da velocidade do vento, estruturas coerentes e a turbulência local, para tal desenvolveu-se a partir dos dados coletados, análise estatística, utilizados em construção de gráficos e figuras, porém não desprezando as observações de campo para construção de figuras, filmes e fotografias inseridas neste trabalho. Também, foram feitos ajustes (“fit”) polinomiais para melhoramento dos perfis de vento pelo processo dos mínimos quadrados, intrínsecos em alguns gráficos. Com o processo computacional foi possível visualizar a natureza turbulenta quase-2D (Enstrofia), característica da vorticidade no ATTO, criando uma imagem 3D do evento, com dados de anemômetro 3D sobre a copa do dossel com atmosfera instável (10 HL). Portanto, a turbulência no ATTO, possui característica própria do local (Amazônia Central), durante as condições de estabilidade e instabilidade atmosférica, cumprindo assim a visão desta pesquisa cujo principal objetivo foi compreender do escoamento turbulento em local com vegetação alta, para constituir o entendimento dos processos que governam o momentum e as trocas de calor e massa entre a atmosfera e a ação biológica das árvores. Estas trocas regulam o microclima através do crescimento das plantas, removendo o dióxido de carbono para a fotossíntese e produzindo vapor d’água na transpiração. O entendimento destes mecanismos é essencial para uma variabilidade de aplicações na biologia, hidrologia, agricultura, silvicultura e no clima, bem como concernente nas questões do balanço global de dióxido de carbono, nitrogênio e água.
Palavras-chave: Enstrofia
Turbulência
Vento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Clima e Ambiente (CLIAMB)
Citação: LIMA, Newton Silva de. Sobre as características de formação de estruturas coerentes e turbulência em uma floresta densa de terra firme com medidas em até 80m de altura: Projeto ATTO-CLAIRE / IOP - 1 - 2012. Manaus: [s.n.], 2014. xix, 111p. Tese( Clima e Ambiente (CLIAMB)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1619
Data de defesa: 23-Mai-2014
Aparece nas coleções:Doutorado - CLIAMB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ Newton Silva de Lima.pdf7,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.