Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2736
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do esforço amostral na coleta de formigas de liteira do gênero Crematogaster Lund, 1831 (Hymenoptera, Formicidae, Myrmicinae) numa floresta primária, Caxiuanã-PA, Brasil
Autor: Souza, Jorge Luiz Pereira de 
Primeiro orientador: Chilson, Elizabeth Franklin
Resumo: As formigas estão presentes na maioria dos ecos sistemas atualmente estudados, e têm sido amplamente utilizadas para responder muitas questões ecológicas. Neste estudo verificamos a diversidade, a abundância e a freqüência do gênero Crematogaster na área da Estação Científica Ferreira Penna (ECFP) no Pará assim como a influência de variáveis ambientais preditoras na comunidade de Crematogaster. Adicionalmente, acrescentamos informações sobre a história natural das espécies coletadas. Em uma área de floresta primária contínua, foram coletadas formigas e outros invertebrados através dos métodos de coleta tipo Winkler e Pitfall, em 6 plotes distribuídos numa área de 33.000 ha. Em cada plote, 4 transectos de I km2 de 100m foram instalados. Dez 10 sub-amostras foram coletadas por transecto, onde três das sete espécies foram muito freqüentes e abundantes nos 240 pontos de coleta, com registro de uma espécie nova. As espécies mais abundantes estiveram presentes em ambos métodos de coleta. A comunidade de Crematogaster foi reduzida a um único eixo por análise de ordenação (SSH-MDS), utilizando similaridade entre as parcelas. As variáveis ambientais foram submetidas ao teste de correlação de Pearson para evitar o uso de variáveis correlacionadas nos mesmos modelos de regressão. Foram efetuadas análises de regressão múltipla para verificar a influência do volume de liteira, teor de areia fina, temperatura e pH do solo. O maior volume de liteira indicou maior presença de formigas, e a redução no valor do teor de areia fina, da temperatura e do pH do solo também condicionaram maior freqüência de formigas no local estudado.
Palavras-chave: Formigas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Ciências Biológicas (Entomologia)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2736
Data de defesa: 2005
Aparece nas coleções:Mestrado - ENT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
jorge.pdf4,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.