Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2750
Tipo do documento: Dissertação
Título: Filogeografia de Hypopygus leptutus Hoedeman, 1962 (Gymnotiformes : Rhamphicthyidae) ao longo do médio Rio Negro, Amazônia
Autor: Schmitt, Renata 
Primeiro orientador: Gomes, José Antônio Alves
Resumo: O presente trabalho foi dividido em dois capítulos: no capítulo I foi realizado um estudo sobre o posicionamento filogenético do clado Steatogenini (formado pelos gêneros Hypopygus Hoedeman, Stegostenopos Triques, e Steatogenys Boulenger) por meio da análise de seqüências mitocondriais e nuclear. No capítulo II, realizouse um estudo sobre a diferenciaçao genética em Hypopygus lepturus (Gymnotiformes: Rhamphicthyidae) fundamentado na análise de seqüências da regiao controle do DNA mitocondrial de exemplares coletados em oito tributários ao longo do médio rio Negro. As análises confirmaram o monofiletismo de Steatogenini, porém, ao contrário da visao tradicional, determinaram seu posicionamento dentro da família Rhamphicthyidae. Estas análises mostraram que o gênero Hypopygus é constituído de um número maior de espécies do que previamente descrito na literatura e que H. lepturus é, do ponto de vista genético, um complexo de espécies em processo de diferenciaçao. Análises complementares da DOE do complexo H. lepturus mostram que, das três linhagens identificadas, uma tem a DOE totalmente diferenciada das duas restantes. Ao mesmo tempo, as linhagens com DOEs sobrepostas tendem a nao ocorrer simpatricamente. Os resultados discutidos na dissertaçao constituem um exemplo da importância de estudos populacionais de peixes para o entendimento dos processos evolutivos associados à diversidade ictiofaunística na Amazônia.
Palavras-chave: Peixe elétrico -- Negro, Médio Rio (Região)
Gymnotiformes
Filogeografia
Peixe elétrico -- Genética
Rhamphicthyidae -- Filogenia
DNA mitocondrial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (GCBEv)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2750
Data de defesa: 2005
Aparece nas coleções:Mestrado - (GCBEv)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
renata.pdf15,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.