Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2805
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento e nodulação natural de progênies de feijão-de-asa (Psophocarpus tetragonolobus (L) DC. - fabaceae) em solo argissolo vermelho amarelo da Amazônia central
Autor: Silva, Carlos Gustavo Nunes da
Primeiro orientador: Carvalho Zilse, Gislene Almeida
Resumo: O gênero Melipona (Hymenoptera, Apidae) ocorre em toda a região Neotropical, sendo mais diversificado na bacia amazônica (Silveira et al., 2002). Estudos da genética de Melipona compressipes Schwarz, 1932 tem sido concentrados em experimentos enfocando a determinação de casta e sexo. Uma visão detalhada dos mecanismos moleculares de determinação de casta e sexo podem esclarecer o que está por trás da origem evolutiva dos sistemas sociais em insetos, além disso, estudos em termos genômicos podem elucidar as bases moleculares de aprendizado e geração de memória, divisão de trabalho, expressão gênica, regulação hormonal e ontogênese. O presente trabalho teve como objetivo identificar genes que são expressos nas fases imaturas de M. compressipes manaosensis a partir de uma biblioteca de cDNA de três estádios larvais (L3, LPD e LPP). Foi usada a abordagem de construção de um banco de ESTs (Expressed Sequence Tags) a partir do seqüenciamento dos fragmentos clonados da biblioteca de cDNA. Foram obtidos 1144 fragmentos a partir do seqüenciamento de 13 placas, dos quais 586 (51%) foram validados como reads de boa qualidade após estarem livres de seqüências contaminantes. Utilizando-se o programa BLASTX foram comparados os reads obtidos contra todas seqüências depositadas no banco de dados do GenBank. As principais correspondências encontradas foram com os transcritos de esterase e com o gene csd, os quais estão diretamente envolvidos nos mecanismos de determinação de casta e sexo em abelhas. Foram também encontradas homologias com genes de processos celulares e metabolismo, bem como proteínas de função ainda desconhecidas, podendo contribuir para o melhor entendimento de mecanismos biológicos de insetos e outros eucariotos.
Palavras-chave: Feijão-de-asa
Progênie
Simbiose
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Agricultura no Trópico Úmido (ATU)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2805
Data de defesa: 2004
Aparece nas coleções:Mestrado - ATU

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.