Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2810
Tipo do documento: Dissertação
Título: Variabilidade genética da piramutaba - Brachyplatystoma vaillantii (Valenciennes, 1840) (Siluriformes:Pimelodidae) no sistema Estuário-Amazonas-Solimões
Autor: Formiga Aquino, Kyara
Primeiro orientador: Alves Gomes, José Antônio
Resumo: A piramutaba (Brachyplatystoma vaillantií) é uma das duas mais importantes espécies comerciais de bagres na Amazônia, principalmente para o mercado de exportação. Vários autores sugerem em seus trabalhos que a espécie é composta de um único estoque que migra sazonalmente, utilizando diferentes áreas para a reprodução, alimentação/crescimento ao longo do sistema Estuário-Amazonas-Solimões (EAS). Desta forma, a piramutaba é capturada tanto pela pesca comercial artesanal, que ocorre em todo o sistema EAS, quanto pela industrial, que é praticada somente no estuário, paralelamente à pesca artesanal. Este trabalho teve como objetivos principais estimar a variabilidade genética e verificar a existência de correlação geográfica e genética entre os indivíduos de B. vaillantii coletados em cinco pontos ao longo do sistema EAS, sendo as amostras obtidas em mercados das cidades de Belém, Santarém, Manaus, Tefé e Tabatinga.Foram sequenciados 942 pares de base, que correspondem a região controle do DNA mt de 100 espécimens das cinco localidades. As sequências nucleotídicas foram utilizadas em análises de polimorfimo de DNA, filogenéticas, AMOV A e no teste de Mantel. Dentre os 100 indivíduos de B. vaillantií foram identificados 92 haplotipos, com 87 singletons. As análises filogenéticas e populacionais demonstraram que não há segregação genética entres os indivíduos de B. vaillantii e, de acordo com o teste Mantel, não há correlação entre a distância genética e a distância geográfica dos indivíduos de B. vaillantii, nas localidades de Belém, Santarém, Manaus, Tefé e Tabatinga. Isto corrobora a idéia de um único estoque pesqueiro para a espécie na Amazônia.
Palavras-chave: Piramutaba -- Variabilidade genética
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Agricultura no Trópico Úmido (ATU)
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2810
Data de defesa: 2004
Aparece nas coleções:Mestrado - BADPI

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
kyara formiga-aquino.pdf7,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.