Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2813
Tipo do documento: Dissertação
Título: Influência das variações temporais da disponibilidade relativa de habitats sobre a comunidade de peixes em um lago de várzea da Amazônia Central
Autor: Vega Corredor, María Cecilia de Fátima
Primeiro orientador: Forsberg, Bruce Rider
Resumo: Nas áreas de várzea da Amazonia, o pulso de inundação produz variações cíclicas nas condições fisico-químicas dos habitats e determina sua disponibilidade. Da mesma forma faz com que mudem as fontes de alimento e os padrões comportamentais dos peixes, forçando-os a uma intensa exploração dos recursos disponíveis em cada época do ano. O uso do sensoriamento remoto e os Sistemas de Informação Geográfica, tem demonstrado sua utilidade como ferramentas na avaliação das mudanças dos habitats das áreas alagáveis, atividades antrópicas e no impacto potencial destas, sobre os recursos pesqueiros. Este trabalho teve como objetivo determinar a influência das mudanças da disponibilidade de habitats na estrutura da comunidade de peixes em um lago de várzea. Para estimar a variação na disponibilidade dos habitats foi realizada uma classificação mensal de uma seqüência multitemporal de imagens do radar JERS-1 SAR. As coletas da ictiofauna, foram realizadas em três tipos de habitats (água aberta, vegetação flutuante e floresta inundável) entre os meses de janeiro até novembro de 2003. Foram capturadas um total de 100 espécies de peixes. Os exemplares foram identificados e classificados em sete categorias tróficas, Das quais dominaram os onívoros, detritívoros e carnívoros. A composição de cada categoria variou em função da disponibilidade dos habitats. Aparentemente, não existe uma estrutura da comunidade diferenciada para cada tipo de habitat, já que a maioria das espécies foram capturada indistintamente, durante o mesmo período, dentro de habitats diferentes. Isto demonstra a grande plasticidade da ictiofauna associada a esses ambientes no uso dos recursos disponibilizados ao longo do ano como resultado das mudanças ocasionadas pelo pulso de inundação.
Palavras-chave: Ecologia lacustre -- Amazônia
Hábitat (Ecologia)
Peixes -- Amazônia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Biologia (Ecologia)
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2813
Data de defesa: 2004
Aparece nas coleções:Mestrado - ECO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
maria cecilia vega.pdf13,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.