Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2835
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividade horária de vôo de Phlebotominae (Diptera : Psychodidae) em um fragmento florestal no município de Manaus, Estado do Amazonas
Autor: Gama Neto, Jaime de Liege
Primeiro orientador: Barrett, Toby Vincent
Resumo: Estudos sobre a composiçao da fauna, estratificaçao vertical e atividade horária de vôo de flebotomíneos foram realizados numa área de floresta alterada, localizada no bairro da Redençao, zona Centro-Oeste da Cidade de Manaus, durante os meses de junho, julho e agosto de 2003. Utilizando-se 20 armadilhas luminosas tipo CDC colocadas a 1 m e a 10m de altura do solo, durante dez noites, foram capturados 3.064 flebotomíneos, distribuídos entre dois gêneros (Lutzomyia e Brumptomyia) e 37 espécies. Dentro do gênero Lutzomyia o maior número de indivíduos coletados pertencem aos subgêneros Nyssomyia (75,03%) e Evandromyia (7,7%). Ao longo do período de coleta verificou-se uma diminuiçao no numero de indivíduos coletados a cada mês. O subgênero Nyssomyia dominou os dois estratos analisados (1m e 10m de altura do solo), com uma dominância significativa da L (N.) anduzei em ambos os estratos, seguida de L (N.) umbratilis. A comparaçao entre os dois estratos revelou que todas as espécies de flebotomíneos coletadas sao capturadas com maior freqüência no estrato de 1 m, com exceçao apenas a L. claustrei e L. furcata que foram capturadas com maior freqüência no estrato de 10m. A análise da atividade horária de vôo feita no intervalo de tempo compreendido entre as 18:00 e as 6:00h da manha, revelou que os flebotomíneos estao em atividade de vôo em todos os horários dentro do intervalo de tempo estudado, tendendo a uma maior freqüência na primeira metade da noite (64,26%). A maior concentração de indivíduos foi registrada no intervalo de tempo compreendido entre as 19:00 e 22:00 horas, com o pico de atividade registrado no intervalo das 21 :00 as 22:00 horas, nos dois estratos estudados.
Palavras-chave: Flebotomíneos
Insetos -- Comportamento -- Amazônia
Insetos -- Vôo -- Amazônia
Lutzomyia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Ciências Biológicas (Entomologia)
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2835
Data de defesa: 2004
Aparece nas coleções:Mestrado - ENT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
jaime liege gama.pdf7,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.