Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2843
Tipo do documento: Dissertação
Título: Assembléia íctica em ambientes lacustres Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piranha do município de Manacapuru, Amazonas, Brasil
Autor: Araujo, Lenizi Maria Silva
Primeiro orientador: Fabré, Nidia Noemi
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a estrutura das assembléias ícticas em quatro sistemas lacustres da RDS Piranha que está localizada em uma zona de transição, entre um sistema de água preta representado pelo rio Manacapuru e um de água branca pelo rio Solimões. Utilizando indicadores como composição especifica, diversidade e abundância relativa verificamos que os lagos Boto e Piranha apresentaram valores maiores de diversidade. Enquanto que o Comprido passa a ser um lago de características diferenciadas dos demais, com baixa diversidade. O lago Caverna apresenta maior tendência para lago de água preta, com menor produtividade, quando comparado aos lagos Boto e Piranha. Os componentes analisados, possibilitaram diferenciar significativamente três grupos de lagos (Boto/Piranha, Caverna e Comprido) e que esses grupos estão esclarecendo a transição de ambientes que ocorre na área de transição.
Palavras-chave: Ictiofauna
Ägua doce
Lago
Lacustre
Diversidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Agricultura no Trópico Úmido (ATU)
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2843
Data de defesa: 2004
Aparece nas coleções:Mestrado - BADPI

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
lenizi maria silva.pdf5,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.