Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2846
Tipo do documento: Tese
Título: Efeitos da fragmentação florestal sobre as interações plantas, herbívoros e inimigos naturais na Amazônia Central
Autor: Fáveri, Sarita Borges de
Primeiro orientador: Vasconcelos, Heraldo L. de
Resumo: Mudanças sobre a comunidade de plantas e sobre a riqueza e composição de insetos herbívoros com a fragmentação da floresta podem refletir em mudanças nos padrões de herbivoria das espécies. O objetivo desse trabalho foi determinar como a fragmentação florestal afeta os níveis de herbivoria em plantas (arvoretas) de sub=bosque. Foram medidos os níveis e herbivoria, características foliares, a abundância de herbívoros e o papel de seus predadores em fragmentos de um, 10 e 100 ha e floresta contínua nas áreas do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, ao norte da cidade de Manaus, Amazonas. Os níveis de herbivoria da comunidade de arvoretas foram relacionados positivamente com o tamanho da área de floresta. As características nutricionais e defensivas não estiveram relacionadas com o tamanho da área. Resultados com moldes de lagartas artificiais indicam que a incidência de predação de herbívoros não é afetada pela fragmentação. Quando avaliado as taxas de herbivoria com relação a estratégia de crescimento das plantas (pioneiras ou tolerantes à sombra), indicam que a diminuição da área diminui as taxas de herbivoria da espécie menos defendida e mais nutritiva para herbívoros. Possíveis mudanças na composição de herbivoros principalmente pela colonização dos fragmentos por espécies menos frequentes na floresta contínua indicam que a comunidade pode ser afetada pela fragmentação da floresta e que por conseqüência pode alterar a quantidade de herbivoria sofrida pelas espécies.
Palavras-chave: Ecologia florestal
Fragmentos florestais -- Aspectos ambientais
Herbivoria
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Ciências Biológicas (Entomologia)
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2846
Data de defesa: 2004
Aparece nas coleções:Doutorado - ENT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
sarita borger de fáveri.pdf5,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.