Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2887
Tipo do documento: Dissertação
Título: Variação de área foliar específica e sua relação com nutrientes e a precipitação em parcelas permanentes de florestas de terra firme na Amazônia brasileira
Autor: Paiva, Romilda Maria Quintino
Primeiro orientador: Luizão, Flávio J
Resumo: O presente estudo procurou identificar as relações entre a área foliar específica (SLA) e a disponibilidade de recursos para as plantas, bem como relacioná-Ia aos nutrientes nas folhas e aos fatores ambientais (como a precipitação e o comprimento da estação seca), em florestas de terra firme na Amazônia brasileira. O estudo foi desenvolvido em parcelas permanentes monitoradas pelo projeto RAINFOR (Rede Amazônia de Inventários Florestais) em diferentes estados e locais da Amazônia brasileira (Acre, Amazonas, Mato Grosso e Pará), com solos de fertilidade variável. Os nutrientes foliares (carbono e nitrogênio) explicaram 73% da variação na área foliar específica, numa relação inversa para C (t= - 2,69; P 0,05) e direta para N (t= 5,77; P 0,001). Houve correlações significativas entre os nutrientes do solo e os nutrientes foliares, para cálcio, potássio, magnésio e fósforo, indicando que as folhas refletem o que se encontra no solo; porém, carbono e nitrogênio não apresentaram correlações significativas, embora, os nutrientes do solo não mostraram ser determinantes na variação da SLA. O comprimento da estação seca apresentou influência positiva sobre a SLA. Desta maneira, sugere-se que as florestas com menor área foliar específica, como as de Manaus, onde ocorre maior precipitação, podem fazer um eficiente uso dos poucos recursos, conservando-os, por prolongar o tempo de vida foliar. Por outro lado, em localidades com maior estação seca, ou seja, menor precipitação, as plantas tomam-se mais sensíveis e tenderiam a perder suas folhas em pouco tempo, como uma resposta ao stress hídrico ou como resultado de deciduidade, controlado pela própria planta.
Palavras-chave: Área foliar
Ecologia florestal -- Amazônia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Biologia (Ecologia)
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2887
Data de defesa: 2005
Aparece nas coleções:Mestrado - ECO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
romilda_dissertacao.pdf2,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.