Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2896
Tipo do documento: Dissertação
Título: Citotaxonomia de Simulium (Psaroniocompsa) daltanhani Hamada & Adler, 1990 (Diptera: Simulidae) em um igarapé da região amazônica, Brasil
Autor: Pereira, Eleny da Silva
Primeiro orientador: Hamada, Neusa
Resumo: Semelhanças morfológicas entre espécies da família Simuliidae são comuns, o que torna difícil a identificação específica em alguns grupos de espécies; estudos sobre cromossomos politênicos de glândulas salivares têm contribuído para o esclarecimento da taxonomia de algumas espécies. Simulium daltanhani Ramada & Adler, 1998, espécie alvo deste estudo, pertence ao subgênero Psaroniocompsa, que apresenta várias espécies isomórficas. Foi colocada, junto com outras cinco espécies, no grupo S. quadrifidum. O objetivo geral do presente trabalho foi caracterizar citogeneticamente S. daltanhani por meio do padrão de bandamento de cromossomos politênicos para possibilitar comparações cromossômicas entre espécies do grupo S. quadrifidum e, futuramente, com outras espécies desse subgênero. Larvas foram coletadas em um igarapé, na área de preservação do Exército Brasileiro, localizada na rodovia AM 010, Km 54, noroeste da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Larvas de último estádio foram coradas pelo método de Feulgen para a coloração dos cromossomos politênicos das glândulas salivares e dos botões imaginais das gônadas, para a identificação do sexo. Em S. daltanhani, o centrômero do cromossomo I é representado por uma banda escura, enquanto que nos cromossomos II e III a região centromérica é reconhecida por ser uma região expandida. A região organizadora do nucléolo (RON) está presente no braço curto do cromossomo I, próximo ao centrômero. Uma inversão heterozigota no braço longo do cromossomo II foi observada apenas em fêmeas dessa espécie, indicando ser esse o sexo heterogamético, no entanto 1,3% do total de larvas analisadas foram observadas sem essa inversão, apresentando a mesma seqüência padrão encontrada nos machos, mostrando assim a existência de duas configurações cromossômicas ligadas ao sexo feminino. Quando comparada às outras espécies do grupo S. quadrifidum, conhecidas cromossomicamente, S. daltanhani não apresentou muitas semelhanças no padrão de bandamento. A RON das espécies desse grupo não se encontra na mesma região, com exceção de S. goeldii e S. ulyssesi, como observado no grupo de espécies S. perflavum. Análises cromossômicas de espécies de outros grupos pertencentes ao subgênero Psaroniocompsa serão necessárias para se estabelecer a posição de S. daltanhani dentro do subgênero Psaroniocompsa.
Palavras-chave: Simuliidae
Simulium daltanhani -- Citotaxonomia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Ciências Biológicas (Entomologia)
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2896
Data de defesa: 2004
Aparece nas coleções:Mestrado - ENT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
eleny_dissertacao.pdf4,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.