Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2897
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos de fatores do solo, altitude e inclinação do terreno sobre os invertebrados da serapilheira, com ênfase em Formicidae (Insecta, Hymenoptera) da Reserva Ducke, Manaus, Amazonas, Brasil
Autor: Fagundes, Edilson Paz
Primeiro orientador: Morais, José Wellington de
Resumo: Investigamos as diferenças na distribuição dos invertebrados do solo na Reserva Florestal Adolpho Ducke em função de suas classificaçSes (taxonômicas, grupos funcionais e guildas) por meio de análises de ordenação (SSH-MDS), e as suas relaçSes com fatores do ambiente (percentual de argila, teor de aluminio, carbono e ferro, pH do solo, inclinação do terreno e serapilheira) por meio de regressão múltipla. Dentro de um sistema de trilhas de 64 km², coletamos 360 sub-amostras de 0,25 m² de serapilheira, em 72 parcelas de 250 m de comprimento. Não obtivemos respostas significativas dos invertebrados quando avaliados em nível de categorias mais abrangentes (Classe, Ordem ou Família), nem para grupos funcionais ou guildas. No entanto, quando avaliamos as formigas em categorias mais inferiores (Gêneros), obtivemos respostas significativas, mostrando que guildas de gêneros distribuem-se de maneira diferenciada no solo da reserva. Nas análises de regressão, observamos relação significativa e positiva da subfamília Ponerinae, sobretudo dos gêneros crípticos da serapilheira com o percentual de argila e quantidade de serapilheira. Concluímos que, apesar de grande extensão da nossa amostragem (64 Km²), que abrangeu todas as variaçSes de solo, topografia e vegetação na reserva, a classificação dos invertebrados em categorias mais abrangentes não foi suficiente para mostrar suas relaçSes com o ambiente. Eles respondem melhor às variaçSes ambientais quando são avaliados em categorias mais específicas, como por exemplo, ao nível de gêneros.
Palavras-chave: Formicidae
Fauna do solo -- Manaus (AM)
Invertebrados -- Amazônia -- Ecologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Ciências Biológicas (Entomologia)
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2897
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:Mestrado - ENT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
edilson_dissertação.pdf3,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.