Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2948
Tipo do documento: Mestrado
Título: Desenvolvimento de mudas de castanha de macaco (Cariniana micrantha Ducke) e caroba (Jacaranda copaia (Aubl.) D. Don.) em resposta à adubação e inoculação com bactérias solubilizadoras de fosfato
Autor: Rodrigues, Elen Carla Pereira de Goes
Primeiro orientador: Oliveira, Luiz Antonio de
Abstract: A produção de mudas de espécies florestais é de extrema importância para o desenvolvimento de sistemas produtivos na Amazônia. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adubação com e sem a inoculação de bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF) no desenvolvimento de mudas de Castanha de Macaco (Cariniana micrantha) e Caroba (Jacaranda copaia), duas espécies de importância regional. O experimento foi conduzido em casa de vegetação localizada no Campus III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, Amazonas. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado constituindo-se de treze tratamentos com quinze repetições. Os tratamentos foram aplicados para cada uma das espécies. Os tratamentos consistiram em testemunha; dois níveis de P2O5 (25, 50 kg.ha-¹) na forma de super fosfato triplo, com e sem bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF), com e sem Ca, Mg, K, N; 50 kg.ha-¹ de P2O5 na forma de fosfato de rocha, com e sem BSF, com e sem Ca, Mg, K, N. A cada quinze dias foram medidos o diâmetro do colo e a altura das plantas. Após as mudas atingirem 30 cm de altura, foram determinados o peso da matéria seca da parte aérea, a colonização micorrízica, fósforo presente no solo e os nutrientes presentes na parte aérea. A Castanha de Macaco não aumentou seu incremento em altura, diâmetro e matéria seca em resposta à adubação ou à inoculação com bactérias solubilizadoras de fosfato. A micorrização da Castanha de Macaco proporcionou maior incremento em peso de matéria seca. A Caroba, por sua vez, respondeu de forma positiva à adubação fosfatada em altura, diâmetro e produção de matéria seca. A inoculação com bactérias solubilizadoras de fosfato proporcionou efeito benéfico ao crescimento em altura por volta do 59º dia de inoculação; contudo, este efeito foi inconsistente e não predurou até o fim do experimento. A quantidade de fósforo solúvel disponibilizado no solo pelo fosfato de rocha e superfosfato triplo foi semelhante.
Palavras-chave: Castanha-de-macaco -- Adubos e fertilizantes
Caroba -- Adubos e fertilizantes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Programa: Botânica
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2948
Data de defesa: 2002
Aparece nas coleções:Mestrado - BOT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elen Carla.pdf10,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.