Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2955
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudos citotaxonômicos e moleculares de Simulium quadrifidum Lutz, 1917 e Simulium cauchense Floch & Abonnenc, 1946 (Diptera: Simuliidae) na Amazônia, Brasil /
Autor: Alvan Aguilar, Miriam Adriana
Primeiro orientador: Hamada, Neusa
Abstract: A classificação da família Simuliidae na região neotropical é controversa no momento. Certos autores incluem espécies dos subgêneros Coscaroniellum e Cerqueirellum no subgênero Psaroniocompsa, colocando-os em sinonímia. Outros consideram esses dois subgêneros válidos e ainda outros consideram esses dois subgêneros como gêneros. Este trabalho teve como objetivo caracterizar Simulium quadrifidum e Simulium cauchense, duas espécies envolvidas no problema subgenérico acima citado, mediante a análise do padrão de restrição de quatro enzimas (PCR-RFLP) e da seqüência nucleotídica da região ITS, incluindo a região 5.8S (ITS1 + 5.8S + ITS2) do DNA ribossomal. Foram analisados espécimes procedentes dos Estados do Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. Caracteres morfológicos utilizados na identificação destas espécies se apresentaram variáveis, com sobreposição de alguns deles em algumas populações (principalmente simpátricas). As populações das duas espécies analisadas apresentaram-se monomórficas. A análise dos cromossomos politênicos indica que essas duas espécies são estreitamente relacionadas e se diferenciam pela presença de três inversões fixas, um marcador sexual ligado ao cromossomo X e pela posição do organizador nucleolar (NO) em cromossomos diferentes. A análise do PCR-RFLP utilizando quatro enzimas (Taq I, Xba I, Alu I, Rsa I) indicou que só os padrões de restrição produzidas pelas enzimas Taq ! e Xba I, foram diagnósticas para ambas espécies. Enquanto as seqüências nucleotídicas, 469 pb correspondentes a seqüência parcial da região ITS incluindo a região 5.8S, revelaram uma distância genética de 7,1% entre as espécies, apesar da similaridade na composição nucleotídica dessa região em ambas espéices. Eventos de inserção/deleção (indels) e substituições nucleotídicas, principalmente tranversões, marcaram diferenças entre elas. Simulium cauchense apresentou menor variabilidade do que S. quadrifidum. Estes resultados servem de base para futuras comparações destas espécies com outros simulídeos membors dos subgêneros Psaroniocompsa e/ou Cerqueirellum e Coscaroniellum, e demonstram a importância de estudos integrados no auxílio da taxonomia dos simulídeos.
Palavras-chave: Simulium quadrifidum -- Amazônia | Simulium cauchense -- Amazônia
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da instituição: INPA
Programa: Ciências Biológicas (Entomologia)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2955
Data de defesa: 2002
Aparece nas coleções:Mestrado - ENT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
miriam adriana.pdf7,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
miriam adriana.pdf7,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.