Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2959
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ictiofauna de igarapés de terra firme :
Autor: Mendonça, Fernando Pereira
Primeiro orientador: Magnusson, William E
Abstract: Na Amazônia Central, pequenos riachos de águas ácidas e pobres em nutrientes constituem uma densa rede hídrica. Contudo, pouco é conhecido sobre a riqueza e abundância de sua ictiofauna. Para determinar a composição ictiofaunística das bacias hidrográficas existentes na Reserva Florestal Adolfo Ducke, Manaus-AM, determinar a independência das mesmas como unidades de manejo, bem como determinar quais fatores estão influenciando a estrutura da comunidade, 35 igarapés de terra-firme foram estudados. Análises multivariadas foram aplicadas para determinar se as dimensões dos copos de água, substrato, bacia de drenagem ou fatores físico-químicos influenciam a distribuição de espécies. A comunidade de peixes foi composta por pelo menos 49 espécies. Em média, a riqueza foi semelhante entre os sítios de amostragem independente da dimensão dos mesmos. A composição de espécies foi relacionada com a presença de ácidos húmicos, partículas em suspensão, com velocidade de corrente, vazão e com o tipo de substrato, especialmente troncos e bancos de liteira. As bacias de drenagem possuem comunidades diferentes, devendo ser consideradas unidades de manejo distintas. A riqueza por trecho amostrado (diversidade alfa) foi pequena, em relação a riqueza total encontrada, indicando uma alta diversidade beta. Tais resultados indicam a necessidade da criação de mais unidades de conservação nesta região, incluindo áreas de cabeceiras, de forma a se manter a diversidade da ictiofauna de igarapés de terra-firme.
Palavras-chave: Peixes -- Reserva Florestal Adolpho Ducke (Manaus, AM) | Igarapés -- Reserva Florestal Adolpho Ducke (Manaus, AM)
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da instituição: INPA
Programa: Ecologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2959
Data de defesa: 2002
Aparece nas coleções:Mestrado - ECO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
fernando pereira.pdf4,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.