Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3018
Tipo do documento: Dissertação
Título: Criadouros naturais de flebotomíneos (Diptera : Psychodidae) em floresta de terra-firme na Vila do Pitinga, Estado do Amazonas
Autor: Alencar, Ronildo Baiatone 
Primeiro orientador: Queiroz, Raul Guerra
Resumo: Informações sobre criadouros naturais de flebotomíneos são escassas, face às dificuldades do isolamento dos imaturos do substrato onde se desenvolvem. O presente estudo visou a investigação de criadouros em diversos micro-hábitats numa floresta de terra-firme em Pitinga, Amazonas. Resultados de eficácia das técnicas de extração de imaturas, temperatura, pH, fauna associada, comparação entre as faunas flebotomínicas imaturas e adultas, também são apresentados. Amostras de solo e matéria orgânica de 14 micro-hábitats processadas por quatro técnicas (flotação-peneiramento, exame direto, Berlese-Tullgren, gaiola de incubação) revelaram, pela primeira vez na Amazônia, criadouros naturais em 5 micro-hábitats (base de árvore, chão desabrigado de floresta, solo sob tronco caído, solo sob raiz, base de palmeira), de onde 167 imaturos foram recuperados. Abundância de imaturos em criadouros de bases de árvores foi significativamente maior. Flotação e exame direto foram as técnicas mais eficazes para recuperação de imaturos e emergência de adultos, respectivamente. Armadilha de emergência, outra técnica utilizada neste estudo, rendeu 27 flebotomíneos. Quinze espécies do gênero Lutzomyia foram identificadas, sendo L. monstruosa (23,7%) e L. georgii (18%) as mais abundantes. Diferenças na composição específica e abundância relativa das faunas flebotomínicas imatura e adulta de bases de árvores sugerem criadouros localizados distantes do local de agregação e/ou repouso dos adultos. O pH, o qual revelou solo de acidez elevada e muito elevada, e a temperatura não apresentaram correlação siginificativa com o nº de imaturos. A fauna não-flebotomínica apresentou uma diversidade de artrópodes associados aos criadouros.
Palavras-chave: Criadouros naturais.
Flebotomíneos
Flebotomíneos
Lutzomyia.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Entomologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3018
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:Mestrado - ENT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ronildo.pdf12,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.