Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3025
Tipo do documento: Tese
Título: Distribuição e abundância do ictioplâncton na área da Estação Ecológica de Anavilhanas, Rio Negro, Amazonas, Brasil
Autor: Oliveira, Edinbergh Caldas de 
Primeiro orientador: Ferreira, Efrem Jorge Gondim
Resumo: Analisou-se a abundância, transporte e distribuição do ictioplâncton na área da ESEC Anavilhanas, rio Negro, Amazonas, e suas relações com nível fluviométrico, velocidade da corrente, temperatura, oxigênio, pH e condutividade elétrica, verificando-se os microhabitats preferênciais para desova, dispersão e criação de peixes. As coletas foram realizadas na vazante/2001 e enchente/2002 ao longo de 100km, em cinco sub-áreas, nas praias, barrancos, canais e paranás, constituindo 20 estações, amostradas à noite e de dia, na superfície e no fundo. A distribuição sazonal foi analisada mensalmente (dezembro/1999 a novembro/2001). Foram capturados 1.414 ovos (9,57%) e 13.387 larvas (91,43%. Foram identificadas 15 famílias: sete (Characiformes), cinco (Siluriformes), duas (Periciformes) e uma (Clupeiformes), sendo as dominantes Engraulididae (53,55%), Hypophthalmidade (24,91%, Auchenipteridae (7,93%) e Sciaenidae (5,27%). O modelo estatístico (ANOVA) hierárquico 3 fatores (microhabitat, profundidade e período) revelou maiores abundâncias de Sciaenidae nos barrancos e menores nos canais para Engraulididae. As maiores capturas foram obtidas em temperaturas menores, no fundo de dia e na superfície à noite, sugerindo um comportamento larval ativo de migração vertical. O ictioplâncton ocorreu em todas sub-áreas e microhabitats, e em todos os meses do ano, com maiores abundâncias na enchente. A velocidade de subida do rio, foi correlacionada com a abundância de Hypophthalmus spp. A presença das quatro fases ontogênicas nas sub-áreas para Hypophthalmus spp. e Plagioscion spp., e três para Engraulididae (Archovia surinamensis, Lycengrulis cf. batesi), indicam que a ESEC Anavilhanas, é uma importante área de reprodução e desenvolvimento inicial para essas espécies de peixes do rio Negro.
Palavras-chave: Peixes
Peixes
Peixes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Ecologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3025
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:Doutorado - ECO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
edinbergh.pdf13,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.