Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3026
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos da fragmentação florestal sobre a composição e abundância de lagartos de serrapilheira e sub-bosque em fragmentos associados a uma savana amazônica
Autor: Carvalho Júnior, Elildo Alves Ribeiro de 
Primeiro orientador: Lima, Albertina Pimentel
Resumo: Este estudo investigou os efeitos da fragmentação sobre a composição e abundância de lagartos de serrapilheira e sub-bosque em fragmentos associados a savanas amazônicas na região de Alter do Chão, Pará. Na primeira parte foram estudados os efeitos do tamanho do fragmento, da distância da mata contínua, da densidade de árvores (estrutura da vegetação) e da biomassa de invertebrados (disponibilidade de alimento) sobre a composição da comunidade baseada em dados quantitativos (abundância das espécies) e qualitativos (presença/ausência), e sobre a riqueza de espécies. A composição da comunidade foi descrita através de uma técnica de ordenação (escalonamento multidimensional híbrido - HMDS). A composição da comunidade baseada em dados quantitativos foi afetada significativamente pelo tamanho do fragmento e pela biomassa de invertebrados. A composição baseada em dados qualitativos foi afetada somente pelo tamanho do fragmento. Nenhuma das variáveis afetou a riqueza de espécies. Na segunda parte, foram avaliados os efeitos do tamanho do fragmento, da densidade de árvores, e da disponibilidade de alimento sobre a abunância de Ameiva ameiva, Kentropyx striata, Mabuya nigropunctata, Gonatodes humeralis e Coleodactylus amazonicus. Nenhuma das variáveis afetou a abundância de A. ameiva, M. nigropunctata e G. humeralis. Kentropyx striata foi afetado negativamente pelo tamanho do fragmento e C. amazonicus, positivamente. Estes resultados indicam que a fragmentação gera diferentes respostas de populações, pois algumas espécies respondem positivamente ou parecem não ser afetadas, enquanto outras são afetadas negativamente, possivelmente por fatores ambientais causados por efeitos de borda.
Palavras-chave: Fragmentos florestais
Lagartos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Ecologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3026
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:Mestrado - ECO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
elildo.pdf4,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.