Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3032
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relação da periodicidade de inundação com o incremento anual em Macrolobium (Caesalpinaceae) através dos anéis de crescimento em áreas de igapó (rio Negro) na Amazônia Central
Autor: Frickmann, Fernando Cruz 
Primeiro orientador: Forsberg, Bruce
Resumo: Pouco se sabe sobre anéis de crescimento em árvoresTropicais. este estudo foi realizado em três sítios localizados no Rio Negro próximos a cidade de Manaus: Lago Cururu, Lago Bom Jardim e Tarumã-Mirim. Foi determinada a variação do incremento anual em 28 "Araparis" (Macrolobium acaciaefolium Benth. Caeslpinaceae) e sua relação com o conceito de teoria de pulso. A relação da variação do incremento anual com a Precipitação Total também elavada foi levada em conta. As medidas cobriram um período de 1982 a 2002 e os corpos de prova possuíram 9mm de diâmetro e 4cm de comprimento. Para precipitação também dividimos o ano em dois períodos: de junho a novembro (seco) e de dezembro a maio (chuva). Em geral não foram encontrados resultados significativos (p0.05) entre o incremento anual e a periodicidade de inundação (PI). Também não foram encontrados resultados significativos tanto para Precipitação Total (PP) como para período de menor índice pluviométrico. Isto indica que a periodicidade de inundação e a estação seca não afetam o crescimento do Macrolobium. Muitos fatores podem influenciar as larguras dos aneis de crescimento como tipo de solo e o comprimento do dia, por exemplo. VariaçSes entre árvores do mesmo sítio amostral foram observadas. O método aplicado demonstrou potencial para reconstituir variaçSes nos fatores abióticos a médio/curto prazo. Outra vantagem demonstrada foi a conservação do habitat assim como a preservação das árvores estudadas.
Palavras-chave: Anéis de crescimento (Botânica).
Arvores
Inundaçoes
Macrolobium acaciaefolium.
Negro, Rio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Ecologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3032
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:Mestrado - ECO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
fernando-cruz.pdf4,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.