Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3061
Tipo do documento: Tese
Título: Alimentação e fontes autotróficas de energia das larvas de peixes do rio SolimõesAmazonas e suas áreas inundáveis
Autor: Leite, Rosseval Galdino 
Primeiro orientador: Araújo Lima, Carlos A R M
Resumo: O conhecimento das fontes de energia para as larvas de peixes é essencial para o estudo das suas relações tróficas, incluindo o manejo em condições controladas total ou parcialmente pelo homem. Estas informações ainda não existem para a maioria da ictiofauna amazônica. Assim, foi desenhado um experimento, para avaliar a dieta das larvas e quais os principais produtores primários envolvidos na base de sua cadeia trófica. As amostragens que incluíram 5 lagos de várzea e o rio adjcente, foram feitas entre janeiro de 1993 e janeiro de 1996, usando-se redes de ictioplâncton e de mão. Os principais mesohabitats ocupados pelas larvas foram amostrados e 10 espécie foram estudadas, todas com importância comercial. A dieta das larvas foi avaliada por classe de comprimento e local de captura e testada com ANOVA de dois fatores. A composição isotópica (d13C e d15N) das larvas foi determinada para identificar as fontes autotróficas de energia para as mesmas e o seu nível trófico. As larvas alimentaram-se principalmente nas macrófitas, especialmente gramíneas aquáticas e nas áreas abertas dos lagos, apresentando dietas diversificadas que variaram com a espécie, o tamanho e com o lago. Os itens alimentares iniciais foram especialmente micro-crustáceos e rotíferos. As plantas C3 formaram a base da cadeia trófica e as gramíneas C4 tiveram importância secundária. A análise do d15N sugere que a maioria das larvas encontra-se entre o segundo e o terceiro nível trófico.
Palavras-chave: Peixes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Biologia de Água Doce e Pesca Interior
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3061
Data de defesa: 2000
Aparece nas coleções:Doutorado - BADPI

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
rosseval.pdf7,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.