Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3062
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeito da vitamina D no ganho de peso e nos níveis de cálcio e fósforo inorgânico de Colossoma macropomum (Characiformes, Serrasalmidae)
Autor: Mendes, Francisco de Assis 
Primeiro orientador: Val, Adalberto Luís
Resumo: A vitamina D é importante na nutrição dos animais porque atua sobre o crescimento do esqueleto através da mineralização óssea. No entanto, seus efeitos em peixes ainda não estão elucidados. Juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum) foram alimentados durante 60 dias com rações contendo 0, 250 e 1000 Ul de vitamina D3/Kg de dieta. O ganho de peso e os níveis de fósforo plasmático, cinza e fósforo dos ossos foram significativamente menores nos peixes alimentados com deficiência de vitamina D, enquanto, a taxa de conversão alimentar foi menor naqueles que receberam suprimento da vitamina. Os peixes alimentados com baixos níveis de vitamina D apresentaram hipercalcemia nos primeiros 30 dias, sugerindo que tambaqui possui uma estratégia para tentar manter os níveis de cálcio no plasma no início de uma alimentação deficiente em vitamina D. Em 60 dias, este grupo apresentou níveis de cálcio plasmático menores do que os animais alimentados com vitamina D. Os niveis de cálcio nos ossos dos peixes que receberam ração com baixos níveis de vitamina D foram significativamente mais altos do que nos animais suplementados com a vitamina, mostrando ausência de reabsorção óssea pela carência da vitamina. Os animais alimentados com suplemento de vitamina D apresentaram equilíbrio, tanto nos níveis do cálcio plasmático como nos do cálcio ósseo. Estes resultados mostram que a vitamina D regula os níveis de cálcio no plasma e nos ossos, evitando a hipercalcemia que poderia causar a calcificação dos tecidos moles, principalmente rins e artérias. Os dados de ganho de peso, cinza e minerais do plasma e ossos mostram a importância da vitamina D para o crescimento da espécie Colossoma macropomum.
Palavras-chave: Tambaqui
Vitamina D.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Biologia de Água Doce e Pesca Interior
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3062
Data de defesa: 2000
Aparece nas coleções:Doutorado - BADPI

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
francisco.pdf4,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.