Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3071
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise cariotípica no "complexo" Serrasulmus spilopleura (Characiformes, Serrasalmidae) da bacia amazônica central
Autor: Centofante, Liano 
Primeiro orientador: Feldberg, Eliana
Resumo: Foram realizados estudos citogenéticos na espécie de piranha Serrasalmus spilopleura, proveniente de três locais de coleta, na bacia amazônica central: 1. lago Catalão; 2. foz do rio Manacapuru e 3. rio Amazonas (Itacoatiara). Todos os indivíduos apresentaram número diplóide 2n=60 cromossomos e não foi verificado heteromorfismo cromossômico sexual. Porém, quanto à fórmula cariotípica, três citótipos foram identificados: citótipo A, encontrado nos três locais de coleta, que consistiu de 24M+20SM+4ST+12A; citótipo C, encontrado no lago Catalão, consistiu de 23M+21SM+4ST+12A; citótipo D, encontrado em Manacapuru, que consistiu de 24M+20SM+4ST+12A, entretanto o segundo par é constituído por cromossomos de diferentes tamanhos. Sugere-se que esse polimorfismo cromossômico encontrado foi devido a rearranjos do tipo inversão pericêntrica no citótipo C e uma translocação não balanceada no citótipo D. A heterocramatina constitutiva teve o mesmo padrão básico para os três citótipos, estando presente nas regiões pericentroméricas de todos os cromossomos e telemérica de alguns, com um bloco heterocromático grande proximal no braço longo, provavelmente do par 7. No citótipo C, o cromossomo portador da inversão pericêntrica (primeiro par M) apresenta um bloco heterocromático distal no braço longo. A presença deste bloco pode sugerir uma heterocromatinização devido ao rearranjo para um ajustamento cromossômico. Com relação às regiões organizadoras de nucléolos, verificou-se um comportamento similar para os três citótipos, os quais apresentaram entre 10 a 12 cromossomos acrocêntricos marcados pela prata. Testes de qui-quadro (X2), assumindo o balanço gênico do equilíbrio de Hardy-Weinberg, foram aplicados para comparar os números observados e esperados de citótipos (considerados genótipos) e revelaram umbalanço gênico dentro das amostras populacionais de S. spilopleura provenientes do lago Catalão e Manacapuru.
Palavras-chave: Serrasulmus spilopleura
Piranha
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Biologia de Água Doce e Pesca Interior
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3071
Data de defesa: 2000
Aparece nas coleções:Mestrado - BADPI

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
liano.pdf3,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.