Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3076
Tipo do documento: Dissertação
Título: Taxas de recrutamento e mortalidade da floresta de terra-firme da bacia do rio Cuieiras na região de Manaus - AM
Autor: Rocha, Rosana de Miranda 
Primeiro orientador: Santos, Joaquim dos
Resumo: Os estudos sobre a estrutura e dinâmica da floresta primária e o seu papel no funcionamento dos ecossistemas, são fundamentais para a definição de estratégias, tanto para a proteção florestal como para o aproveitamento dos recursos florestais e/ou recuperação de áreas degradadas. Neste trabalho, são abordadas as questões relacionadas com taxas de recrutamento e mortalidade de uma floresta primária. Essas informações são importantes para o entendimento da dinâmica da floresta em seu estado natural e servem como referências para a floresta manejada. As taxas foram determinadas com base em medições feitas em duas ocasiões diferentes, 1996 e 2000, sobre duas transeções de 20m por 2500 m (5 hectares) cada, orientadas nos sentidos Leste-Oeste e Norte-Sul, localizadas entre os km-30 e km-35 da vicinal ZF-2, dentro do Distrito Agropecuário da SUFRAMA. Em 1998 ocorreu o fenômeno El Niño e, no ano seguinte, a La Niña, com conseqüências distintas na área do projeto, seca no primeiro caso e muita chuva no segundo. Como conseqüência, entre os anos 1996 e 2000, as taxas de recrutamento (0,90%) e mortalidade (0,86%) foram praticamente iguais. Considerando os dois transectos juntos, houve acúmulo de biomassa vegetal de 1,12 t/ha/ano, equivalente a 0,337 t/ha/ano de carbono, indicando que a floresta estudada funcionou como sumidouro retirando carbono da atmosfera e fixando nas árvores. Utilizou-se a cadeia de Markov para projetar a distribuição de freqüência dos diferentes estados, recrutamento, mortalidade e, principalmente, as classes de diâmetro. Com base nos dados coletados em 1996 e 2000 foi feita a projeção para 2004.
Palavras-chave: Dinâmica florestal
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Ciências de Florestas Tropicais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3076
Data de defesa: 2001
Aparece nas coleções:Mestrado - CFT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
rosana.pdf5,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.