Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3106
Tipo do documento: Dissertação
Título: Acompanhamento da fauna parasitária do tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818), em repovoamento de lagos de várzea da Amazônia Central
Autor: Pereira, Sandro Loris Aquino 
Primeiro orientador: Malta, José Celso de Oliveira
Resumo: Foram examinados 83 tambaquis (Colossoma macropomum), oriundos da Estação de Piscicultura de Balbina, estocados em tanques-rede no lago Catalão, de lagos repovoados e de lagos não repovoados. Sete grupos de parasitas foram encontrados: Epistylis sp. e Mixobolus sp. (Protozoa); Anacanthorus spathulatus e Linguadactiloides brinkmanni (Monogenidea), mais quatro espécies de monogenóides ocorreram nestes peixes; Spirocamallanus sp. (Nematoda), Neoechinorhyncus buttnerae (Acantocephala), Miracetyma sp. (Copepoda), Dolops geayi (Branchiura) e Braga patagonica (Isopoda). Foram registradas pela primeira vez, para o tambaqui, Miracetyma sp. e D. geayi, em peixes da natureza. Monogenoidea foi o único grupo que ocorreu em todos os locais amostrados. Acantocephala ocorreu somente na natureza e apresentou índices parasitários nos peixes dos lagos repovoados menores que nos dos lagos não repovoados. Os índices parasitários de Monogenoidea dos peixes da natureza foram menores que dois peixes da piscicultura e dos tanques-redes. Diferentemente, os índices parasitários de Monogenoidea dos peixes da natureza foram maiores que os dos peixes dos lagos repovoados.
Palavras-chave: Tambaqui
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Biologia de Água Doce e Pesca Interior
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3106
Data de defesa: 2001
Aparece nas coleções:Mestrado - BADPI

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
sandro.pdf5,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.