Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3110
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo das movimentações periódicas dos Yanomami e suas relações com a endemicidade (transmissão) da oncocercose em Watatas (XiteiXidea), Roraima - Brasil
Autor: Souza, Fabiana dos Santos e
Primeiro orientador: Py-Daniel, Victor
Resumo: Apesar das diversas intervenções culturais provocadas por missionários, militares, garimpeiros, agentes da FUNAI, pesquisadores etc., os Yanomami ainda mantém os seus sistemas culturais tradicionais com poucas alterações. O comportamento semi-nômade é uma das principais características deste grupo, sendo importante para o seu sistema econômico, cultural e social. É através das movimentações que os laços culturais com as comunidade vizinhas são reforçados, as proteínas são adquiridas na caça e as vitaminas e calorias nas atividade de coleta pela floresta, complementando assim, a dieta proveniente das roças. No entanto, o contato e a presença não indígena "nape" no período da colonização resultou na introdução de diversas endemias alóctone, como a malária, a tuberculose e a oncocercose. O objetivo deste trabalho realizado com o grupo indígena Yanomami, no pólo de saúde Xitei, ao longo do ano de 2001, foi verificar através de questionários, gravações e fotos a freqüência e as principais causas das movimentações Yanomami, observando se as mesmas influenciam ou não na continuidade de transmissão da oncocercose. Existe a hipótese de que a endemia esteja sendo mantida devido as movimentações. Este trabalho mostrou que nos dias atuais o maior contingente de movimentação é ocasionado pela necessidade de tratamento médico, assim foi possível observar um fluxo cada vez maior de indígenas da Venezuela para territórios brasileiros, porém também continuam a existir em alta freqüência os seus movimentos tradicionais para caça, coleta, festas, visitas, reuniões, entre outros. A permanência deste aspecto cultural pode ser o principal fator que garante a sobrevivência destes indígenas na Floresta Tropical Úmida.
Palavras-chave: Índios Yanomami
Oncocercose
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da instituição: INPA
Departamento: Coordenação de Pós Graduação (COPG)
Programa: Ecologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/3110
Data de defesa: 2001
Aparece nas coleções:Mestrado - ECO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
fabiana.pdf10,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.